Conversei na última 6ª feira dia 4 de agosto com o diretor de fotografia Wagner Sampaio, nascido em Salvador, residente em São Paulo, formado em Comunicação Social na Faculdade Mauricio de Nassau, trabalhou em 5 curta metragens e 1 longa, o fortíssimo “Quero dizer-te adeus”, que conta a trajetória de Orlando Silva, o famoso “cantor das multidões”, cantor brasileiro da década de trinta, importante figura cultural e que merecia ter sua história contada no cinema.

Muito carismático e divertido, Wagner contou sua carreira, como começou no mundo do cinema, e como lidou com a malícia jornalística que tentou denegrir seu trabalho em início de carreira.

A intenção desse bate papo foi conhecer o trabalho de um diretor de fotografia, o que acontece por trás das câmeras, no que consiste afinal a atividade de um diretor de fotografia. Wagner Sampaio respondeu muito bem a questão: “A tarefa de um diretor de fotografia é contar uma história através da câmera, com imagens”.

Além da explicação dos aspectos técnicos de aberturas e fechamentos de câmera para informação do expectador, o diretor explicou à sua maneira como é a arte dessa atividade, como a emoção é transmitida junto com a informação.

Sampaio abordou temas como a dificuldade de fazer cinema no Brasil, onde os profissionais precisam servir-se de criatividade praticamente sem recursos, devido à falta de interesse do mercado, a falta de visão do empresariado nacional, que não percebe que há uma indústria milionária no cinema, um misto de inépcia com ausência de espírito empreendedor.

Curioso e divertido, o diretor falou sobre seus filmes preferidos em termos de fotografia e ensinou o público a fazer a leitura do trabalho de um diretor de fotografia, quem quiser aprender, esse bate papo é uma oportunidade excelente.

É importante dizer que além de direção de fotografia, que é sua especialidade, Sampaio também é editor e roteirista: o homem é multi-tarefa e é competente. Quem assistir “Quero dizer-te adeus”, conhecerá seu trabalho e poderá por si só confirmar minhas palavras (a mim, muito impressionou). O trailer está no final deste artigo.

Conhecer esse pessoal do cinema, como é seu trabalho, e como desenvolve seu talento vale cada segundo, segue abaixo o nosso bate papo!

Trailer do filme:

Anúncios